Mineração Usiminas arrenda MBL
A Mineração Usiminas arrendou os direitos minerários da MBL Materiais Básicos. A negociação inclui também a aquisição de um estoque de seis milhões de toneladas de minério de ferro, no valor de US$12,50 por tonelada, a ser pago em parcelas, e de uma unidade para beneficiamento de minério, ambos de propriedade da MBL. O arrendamento terá a duração de trinta anos ou até o esgotamento das reservas, hoje estimadas em 145 milhões de toneladas. Adicionalmente, este acordo libera reservas estimadas em 253 milhões de toneladas de reservas nos direitos minerários da Mineração Usiminas, permitindo a lavra conjunta entre as duas áreas. Sobre as 145 milhões de toneladas, a empresa pagará US$ 7,50 por tonelada lavrada.
A instalação para beneficiamento de minério, com capacidade de um milhão de toneladas por ano, será adquirida pela Mineração Usiminas para processar granulados e hematitinha. Já o montante de seis milhões de toneladas de minério de ferro provenientes de estoque da MBL será reprocessado pela Mineração Usiminas em suas unidades atuais. A negociação inclui, ainda, terrenos e imóveis correspondentes à superfície dos direitos minerários, além de outros contíguos, o que permitirá a livre realização das atividades de lavra.
Para o diretor executivo da Mineração Usiminas, Wilfred Bruijn, a otimização das reservas é um passo importante para a integração upstream do grupo Usiminas. “Em 2015, vamos alcançar a capacidade de produção de 29 milhões de toneladas de minério de ferro, sendo uma das premissas a realização de parcerias com outras empresas na região de Serra Azul, por meio de lavra conjunta e arrendamento.”, declarou. www.usiminas.com
Fonte: Empresas & Negócios – 75
Notícias Recentes
- Balanças reativadas na BR-040 fiscalizaram mais de 1,3 milhão de veículos em 2016
- Brasil será castigado se não investir mais em logística e transporte, adverte Renan
- Senado aprova MP que libera verba ao BNDES e refinancia caminhoneiros
- Paraná e Rio de Janeiro aderem a isenção de pedágio para eixos suspensos
- Governo corta 40% do orçamento do Ministério dos Transportes