O ano de 2011 chega ao final com mais um excelente desempenho na confluência de esforços e na disseminação da causa do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O quadro de signatárias do Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa teve uma alta de mais de ¼ em relação a 2010, e como resultado ultrapassamos a marca de 1.000 empresas que assumiram compromisso com a formação de multiplicadores e conscientização de parceiros, fornecedores e concorrentes em prol da erradicação deste drama das rodovias.
Também demos um grande passo para expandir nossa influência para além das empresas signatárias. Graças à parceria de mídia com a Rádio Globo, firmada em março, o quadro “Globo Estrada Na Mão Certa” leva a mensagem do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes para os motoristas autônomos que não possuem vínculo com as empresas do Pacto. Há nove meses, toda quinta-feira, o jornalista e apresentador do programa Globo Estrada, Pedro Trucão, orienta os caminhoneiros a colaborarem na denúncia de casos de exploração sexual e sensibiliza seus ouvintes à causa — para nós é muito importante que esse assunto deixe de ser um tabu e que o caminhoneiro passe a se ver como um agente de proteção à infância e à juventude.
Além da parceria no rádio, Trucão também atuou na produção e criação de um programa em áudio do Programa da Mão Certa, que une as diversas mensagens de conscientização e engajamento com sucessos sertanejos que acompanharão a viagem dos motoristas. Concebido para dar às empresas uma opção de presente a seus colaboradores, o CD é uma iniciativa de sucesso. Um de seus propósitos é criar uma rede de proteção nas rodovias: por isso, em sua capa, o CD pede a seu interlocutor que presenteie um colega de estrada após ouvi-lo, para que as mensagens de apenas um CD possa atingir o maior número possível de pessoas.
2012 impõe o desafio de tornar a atuação das signatárias mais efetiva. Quase 300 empresas, todas com adesões firmadas antes de 31 de dezembro de 2010, ainda não realizaram sua atualização cadastral — principal instrumento para que a coordenação do Programa conheça o tamanho do movimento e acompanhe os compromissos do Pacto. É por meio desta ação que as empresas dão seu primeiro passo para preencherem a lista de ações mínimas e efetivamente contribuírem para a causa.
Passada a etapa de consolidação da presença do Programa em setores econômicos estratégicos, amealhando a adesão de empresas para firmar sua legitimidade, a qualificação das signatárias é de longe a prioridade. No segundo semestre de 2011, o Ciclo de Workshops promoveu 20 oficinas, percorrendo dez grandes cidades de quatro diferentes regiões; isso sem contar as 13 oficinas in-company. Juntos, esses eventos capacitaram ao longo do ano 385 profissionais. Em todos os encontros, uma oportunidade única para instrumentalizar as empresas signatárias na criação e desenvolvimento de suas ações de enfrentamento, proporcionando uma série de atividades voltadas especificamente para a formação e capacitação de novos agentes.
Baseado nos ótimos resultados do 5º Encontro Empresarial — que reuniu especialistas e protagonistas do sistema de garantias de direito diante de 120 representantes de empresas do Pacto, que puderam compreender toda a complexidade da exploração sexual de crianças e adolescentes e a mobilização de diversos atores sociais em sua prevenção — a coordenação do Programa, junto com o Comitê de Gestão Participativa, começará um estudo para realizar Encontros Empresariais Regionais integrados à reciclagem de pontos focais, que reuniria um número menor de empresas do que o nacional.
Meus sinceros agradecimentos a todos que acreditam e vêm trabalhando conosco nesta causa.
Desejo a todos um feliz 2012!
Rosana Junqueira
Coordenadora de Programas
Childhood Brasil
SEQTRA adere ao movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito
Com iniciativa do Ministério das Cidades em parceria com o Denatran, a SEQTRA – Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis – agora faz parte oficialmente do movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, uma grande mobilização nacional dos agentes públicos e da sociedade civil pela redução da violência no trânsito.
A SEQTRA fará a divulgação do Programa junto aos seus clientes, fornecedores e motoristas.
O MOVIMENTO—Aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes no trânsito. Só no Brasil, todos os anos, são cerca de 430 mil acidentes, 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. Frente a isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o início da “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. Nesse período, os países terão como meta a estabilização e redução dos acidentes. O dia 11 de maio marca o início dessa campanha mundial, com a maioria dos países divulgando seus planos para essa década. O Brasil participa com o movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. Esse é, sem dúvida, o momento de parar e valorizar a vida.
Inaugurado o primeiro trecho do Contorno de Betim
A Autopista Fernão Dias inaugurou a primeira etapa do Contorno de Betim, via alternativa para o tráfego rodoviário de longa distância, que, no total, terá aproximadamente 8 quilômetros de extensão. A obra, parceria da concessionária com a prefeitura de Betim (MG), foi iniciada em setembro de 2010.
Obra- Com 2,75 quilômetros de extensão, essa primeira fase do Contorno envolve o trecho que liga o trevo da BR-262, no km 497,5 da rodovia Fernão Dias, ao trevo de acesso ao bairro Bandeirinhas. De acordo com a concessionária, foram realizadas obras de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial, término da capa asfáltica, instalação de sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas), além de paisagismo.
Já as obras da segunda etapa, iniciadas em setembro deste ano, englobam uma extensão de 5,38 quilômetros, entre o trevo Bandeirinhas e a altura da Krupp, no km 491,3 da Fernão Dias. A previsão da concessionária é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2013.
Segundo a Autopista Fernão Dias, o Contorno de Betim aumentará o conforto e a segurança dos usuários da rodovia Fernão Dias, criando uma alternativa para o tráfego e desafogando a pista atual, que se tornou uma “avenida”, devido ao intenso tráfego urbano da região. A concessionária ressalta que o trecho em construção será uma via fechada, medida necessária para que sejam mantidas suas características de tráfego rodoviário.
Fonte: http://www.canaldotransporte.com.br/detalhenoticia.asp?id=17596
Diesel com menos enxofre vai chegar a 900 postos do Brasil em janeiro
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) que vai disponibilizar para todos os estados do país, a partir de 1º de janeiro, óleo diesel com menor teor de enxofre, conhecido como S-50, por conter teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg) . Atualmente, o produto já é vendido em nove capitais e municípios das respectivas regiões metropolitanas para abastecer, principalmente, as frotas de ônibus do transporte público.
O S-50 provoca menos emissões de poluentes, como material particulado e óxidos nitrosos. Mas esta é uma vantagem ambiental que só valerá para os veículos mais novos, equipados com motores de padrão Euro 5, e apenas se for usado em associação com o produto Agente Redutor Líquido Automotivo, mais conhecido pela sigla Arla 32.
“Vamos ter uma melhoria substancial na qualidade do ar porque, com os motores novos Euro 5, que já estão sendo produzidos no país, mais o diesel 50 ppm [partes por milhão] e o Arla, teremos redução de 80% de materiais particulados e de 98% de óxidos nitrosos”, disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Segundo ele, os motores a diesel mais antigos também vão emitir menos poluentes com o novo combustivel, porém, essa redução não será tão significativa. “Os motores antigos da nossa frota vão poder utilizar o diesel 50, mas a redução das emissões ficará em torno de 10% a 15%. A troca da frota vai se dar ao longo de muitos anos. A Anfavea [Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores] pretende vender, em 2012, de 160 mil a 170 mil veículos com motores novos [a diesel padrão Euro 5]. Mas nós temos uma frota de 2,3 milhões de veículos pesados”, comparou Costa. Atualmente, o S-50 corresponde a 6% das vendas totais de diesel da Petrobras.
Segundo o presidente da Petrobras Distribuidora, José de Lima Neto, no mínimo, 900 postos da bandeira BR Distribuidora vão oferecer o S-50 a partir de janeiro. A ideia é que os motoristas não precisem percorrer mais de 400 quilômetros para encontrar postos de combustíveis que ofereçam o novo produto, pois os motores a diesel da nova geração não podem rodar com o combustível antigo, mais pesado e poluente.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estimou que, em um primeiro momento, cerca de 3 mil postos deverão ter bombas para oferecer o novo produto. “A principal certeza é que, quem comprar um caminhão novo, não vai ficar parado na estrada. É o desafio principal, neste primeiro momento”, frisou Lima Neto.
O preço do litro de óleo diesel S-50 deve ser seis centavos mais caro que o do diesel S-500 (com teor de enxofre máximo de 500 mg/kg). Mas o motorista também vai ter que desembolsar de R$ 2 a R$ 3 por litro de Arla 32, na proporção de 1 litro do agente para cada 20 de diesel. O uso do Arla 32 será obrigatório porque, sem o produto, o motor poderá apresentar problemas e parar de funcionar.
“O motor [novo] tem um sistema de diagnóstico. Se começar a emitir acima da legislação, vai perder potência e o motorista poderá ter de parar o caminhão em determinado momento. É um produto mandatório de uso. Para evitar as emissões, você tem o custo do produto, como é na Europa”, explicou Lima Neto.
Atualmente, nos países membros da União Europeia, o diesel usado em veículos é o S-10 (10 mg de enxofre por kg). Nos Estados Unidos, o padrão é S-15 (teor de enxofre de 15 mg/kg) e S-500. No Brasil, atualmente, a Petrobras vende 66% de diesel S-1.800 (o mais sujo, com teor de enxofre de 18 gramas por quilo), 28% de S-500 e 6% de S-50. Para 2020, a empresa projeta vender 60% de S-10 e 40% de S-500.
Fonte: http://wwww.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=137171
SEQTRA participa de importante Seminário de Transporte Rodoviário de Cargas
Com um público aproximado de 150 profissionais de diferentes segmentos, desde corretores de seguros a representantes de transportadoras e do setor público, a SEQTRA – Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis- participou no último dia 8 de novembro, do Seminário Internacional Transporte Rodoviário de Cargas – Soluções Alinhadas à Década para a Segurança Viária da ONU (2011-2020), realizado pela FUNDACIÓN MAPFRE, em São Paulo.
O evento foi dividido em quatro painéis, com especialistas do setor, da área de saúde e do segmento segurador e da gestão de riscos, que trataram de temas estratégicos ligados ao setor. A gestão de riscos do transporte de produtos perigosos foi mais um dos destaques aprofundados no encontro, que reforçou a importância da redução de acidentes, “uma das principais bandeiras” levantadas pela SEQTRA.
A iniciativa tem como base que só no Brasil, 35% dos acidentes em rodovias federais envolveram veículos de carga e representaram 25% das mortes nessas ocorrências, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF – 2004). Além da perda humana, há a perda financeira anual, que gira entorno de R$ 9,7 bilhões em resgate, tratamento, danos materiais e redução de produção.
A SEQTRA não só apoia e participa iniciativas deste tipo como também aderiu ao programa da ONU de redução de acidentes. Parabéns à iniciativa da MAPFRE Seguros!
Brasil terá primeira borracha de cana-de-açúcar
A empresa alemã LANXESS produzirá, comercialmente, a borracha monômero de etileno propileno dieno (EPDM) com base em etileno biológico, até o final do ano. Será a primeira borracha de EPDM do mundo derivada exclusivamente do recurso renovável cana-de-açúcar. A Braskem fornecerá o etileno de base biológica, via pipeline, para a planta da LANXESS de EPDM existente em Triunfo (RS).
O EPDM é convencionalmente produzido usando como matérias-primas etileno e propileno a base de petróleo. Alternativamente, a empresa planeja usar esta forma de etileno de base
biológica, produzida através da desidratação do etanol derivado da cana de açúcar brasileira.
Segundo a LANXESS, a cidade de Triunfo produz atualmente 40 mil toneladas por ano de borracha EPDM comum. Outras unidades de EPDM da empresa estão localizadas em Geleen, na Holanda, Marl, na Alemanha e Orange e no Texas, EUA. Todos os grades de EPDM serão vendidos no futuro sob a marca Keltan.
O EPDM é usado, sobretudo, na indústria automotiva, mas também nas indústrias de modificação de plásticos, cabos e fios, paredes laterais de pneus, construção e aditivos de óleo. Suas propriedades incluem densidade muito baixa, além de boa resistência ao calor, à oxidação, a produtos químicos e a intempéries, assim como boas propriedades de isolamento elétrico.
Techint entra na Usiminas em acordo de R$4,1 bi
Por Alberto Alerigi Jr.
SÃO PAULO (Reuters) – O grupo siderúrgico Ternium anunciou na noite de domingo que fechou acordo com os conglomerados brasileiros Votorantim e Camargo Corrêa para compra de suas participações na Usiminas, maior produtora de aços planos do Brasil.
Sob o acordo, a Ternium vai pagar 36 reais por ação ordinária da Usiminas junto com sua subsidiária argentina Siderar e a TenarisConfab. Ternium e Tenaris são empresas do conglomerado argentino Techint.
A Ternium, segundo maior grupo de produtos de aço da América Latina, informou que vai “financiar a aquisição da participação de 4,1 bilhões de reais (cerca de 2,2 bilhões de dólares) com dinheiro e dívida”.
Segundo a Ternium, da qual a Usiminas era acionista até o início deste ano, o grupo de controle da siderúrgica brasileira será formado por Nippon (46,1 por cento), Ternium/Tenaris (43,3 por cento) e Caixa dos Empregados da Usiminas (10,6 por cento).
O grupo de controle detém 322,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, sendo que 84,7 milhões, 30 milhões e 25 milhões ficarão com Ternium, Siderar e TenarisConfab, respectivamente.
Separadamente, a Confab informou que o investimento nas 25 milhões de ações da Usiminas (5 por cento dos papéis ordinários) será de 900 milhões de reais, que serão pagos com recursos próprios e financiamentos. A empresa, que teve lucro líquido de 116,3 milhões de reais no terceiro trimestre, espera a conclusão da operação para janeiro de 2012.
A Confab, que produz tubulações de aço, afirmou que considera o investimento na Usiminas como “de absoluta relevância estratégica por abranger a principal matéria-prima para seus negócios, obtendo um maior nível de integração com seu principal fornecedor de aço”, empresa com a qual mantém antigo relacionamento comercial.
Anteriormente, Camargo Corrêa e Votorantim tinham uma participação combinada de cerca de 27 por cento do capital votante da Usiminas e a Nippon, 27,8 por cento.
A Companhia Siderúrgica Nacional, que vinha sendo citada pela imprensa como candidata à compra das fatias de Votorantim e Camargo Corrêa tinha informado no início do mês que havia aumentado sua participação na Usiminas para 11,66 por cento das ações ordinárias e 20,14 por cento das preferenciais.
ÁGIO
O valor do acordo da Ternium representa um ágio de 83 por cento sobre o preço de fechamento das ações ordinárias da Usiminas na sexta-feira. Segundo a Ternium, o valor também representa um prêmio de 41 por cento sobre o preço médio em dólar da ação ordinária da Usiminas nos últimos seis meses.
“Com Nippon Steel, Usiminas e Ternium trabalhando juntas, poderemos melhorar a competitividade de cada companhia em tecnologia, qualidade de eficiência de custo e oferecer uma ampla variedade de produtos (…) do México à Argentina”, afirmou a Ternium em comunicado.
Representantes da Usiminas, Camargo Corrêa não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto. A CSN não pôde responder de imediato.
Por sua parte, a Votorantim informou em comunicado que a venda de sua participação na Usiminas faz parte da estratégia de focar investimentos nos segmentos industriais considerados mais importantes para o grupo: cimento, metais, aços longos, celulose e suco de laranja.
A Ternium fabrica produtos de aço plano para uma série de indústrias e tem operações principais na Argentina e no México, já a Tenaris é a maior produtora de tubos de aço sem costura utilizados na exploração petrolífera.
A operação marca o mais recente episódio sobre o controle da Usiminas, depois que CSN começou a comprar participações na companhia no início do ano. Camargo Corrêa, Votorantim e Nippon tinham acertado pouco depois disso um acordo para travar o grupo de controle da siderúrgica até 2031, acordo que foi revisto com a entrada da Ternium/Tenaris no grupo.
Segundo o comunicado da Ternium, a Nippon vai comprar do fundo de pensão dos funcionários da Usiminas 8,5 milhões de ações ordinárias.
Fonte: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE7AR01J20111128?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0
Usiminas não é mais brasileira
Depois de um ano de negociações, não foi nem Jorge Gerdau nem Benjamin Steinbruch a arrematar a Usiminas. A compra da parte da Votorantim, da Camargo Corrêa, e de uma parte do fundo dos empregados foi fechada hoje pelo grupo argentino Ternium, de Paolo Rocca. Agora, com a Nippon Steel, eles controlam a empresa. E se compuseram com a Mitsubishi, também acionista, coisa que a Gerdau não conseguiu.
O valor da negociação? Algo em torno de R$ 5 bilhões.
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/grupo-argentino-compra-parte-da-usiminas/
Lei tira a habilitação de quem for flagrado dirigindo bêbado
Nova legislação para motoristas alcoolizados já está em vigor. Infração é considerada gravíssima e prevê multa de R$ 955.
Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa por infração gravíssima, vai perder a carteira de motorista. Quem beber e provocar um crime vai responder por crime doloso, quando há intenção de matar. A partir desta sexta-feira (20) está proibido o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica para quem for dirigir – antes eram permitidos até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).
A infração do motorista flagrado com qualquer teor de álcool é gravíssima, com multa de R$ 955. A carteira de habilitação será apreendida na hora e o direito de dirigir ficará suspenso por um ano.
O consumo de bebidas alcoólica é uma das principais causas de acidentes de trânsito no país. A estatística da Polícia Rodoviária comprova a necessidade da lei mais dura. Só nas estradas federais, de janeiro a maio deste ano, mais de 4 mil motoristas foram flagrados bêbados. As Leis n.º 11.705 e n.º 6.488, publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União, alteram o Código Brasileiro de Trânsito e impõem sanções também aos condutores que ingerirem álcool antes de dirigir.
Segundo o projeto aprovado no Congresso Nacional, o motorista envolvido em acidentes de trânsito ou parado pela fiscalização que se recusar a se submeter a testes para verificar a influência do álcool estará sujeito às mesmas penalidades. Além do bafômetro, os policiais poderão usar outras provas para caracterizar o alcoolismo do motorista.
Venda de bebidas alcóolicas estão proibidas
A lei proíbe também a venda de bebidas em estabelecimentos comerciais instalados nas rodovias federais. Estão livres para venda de bebidas alcoólicas os bares, restaurantes, lanchonetes e assemelhados que estiverem situados em rodovias que cortam o perímetro urbano das cidades.
O comerciante que desrespeitar a proibição está sujeito a uma multa de R$ 1,5 mil. Em caso de reincidência, ela é aplicada em dobro, e o estabelecimento pode ser fechado por até um ano. Os pontos de comércio ao longo das rodovias devem fixar um aviso dessa proibição em local de ampla visibilidade, sob pena de multa de R$ 300.
A fiscalização da comercialização de bebidas alcoólicas será feita pela Polícia Rodoviária Federal, mas os municípios e o Distrito Federal poderão realizá-la por meio de convênios, mantendo comunicação com a polícia, com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a reincidência para a suspensão da autorização de funcionamento.
SEQTRA assina pacto contra exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do País
Documento faz parte do Programa Na Mão Certa, que é uma iniciativa da organização Childhood Brasil e do Instituto ETHOS; empresas de diferentes portes e segmentos já firmaram esse compromisso
A empresa SEQTRA Engenharia Logística assinou recentemente o Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, do Programa Na Mão Certa, que é uma iniciativa da organização Childhood Brasil e do Instituto ETHOS.
O programa tem como objetivo reunir esforços visando à mobilização de governos, empresas e organizações da sociedade civil no enfrentamento m da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras de maneira mais ampla e efetiva.
O Pacto Empresarial é tido como uma ferramenta para se chegar à mobilização ideal. Qualquer empresa ou entidade empresarial que tenha relação com as rodovias do País ou com caminhoneiros está apta a assinar o documento. Empresas de diferentes portes e segmentos já firmaram esse compromisso.
“A nossa adesão e assinatura do Pacto Empresarial é uma afirmação pública de que a SEQTRA compreende o seu papel social e se sente também responsável pelo desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes”, diz Dario Palhares, presidente da SEQTRA Engenharia Logística.
por Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
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